Home Notícias A importância da comunicação empresarial

A importância da comunicação empresarial

0
A importância da comunicação empresarial
Marco Carbonari

A comunicação é base para a colaboração e bom funcionamento da empresa. Para o empresário Marco Antonio Carbonari, ela move as transformações nos negócios. Isso porque, através da comunicação, que se interage e realiza trocas, recebimento e oferta de informações dentro dos relacionamentos. 

Deve-se entender a comunicação empresarial como a comunicação interna (colaboradores) e externa (clientes e parceiros) que tem como objetivo integrar e motivar a promoção de troca entre empresa e funcionários ou empresa e clientes. Marco Antonio Carbonari explica que, sem uma boa comunicação, muitas empresas desenvolvem problemas estruturais como rotatividade constante de funcionários, perda de clientes e fornecedores, além da diminuição da credibilidade.

De acordo com Marco Antonio Carbonari, a gestão das empresas deve entender que, a consequência de uma boa comunicação é a manutenção do relacionamento saudável entre ambas as esferas de comunicação (externa e interna). Logo, manter a comunicação empresarial é um modo de garantir o funcionamento adequado da empresa, a diminuição e resolução de conflitos, bem como a união da equipe.

Isso porque os colaboradores se tornam mais engajados quando sentem segurança no ambiente em que se encontram, por isso, Marco Antonio Carbonari explica que a comunicação interna é primordial para a empresa. A partir dela, o colaborador se sente inserido nos projetos, o que o estimula a manter suas atividades e comprometimento com a corporação. 

Do mesmo modo, a comunicação externa firma relacionamentos com clientes, fornecedores e parceiros. Marco Antonio Carbonari explica que essa é fundamental para a construção de uma relação e imagem exterior da empresa. Como ela se relaciona externamente caracteriza sua performance social e profissional e garante a fidelização e conexão com os demais, gerando, assim, oportunidades e resultados positivos para a companhia.