Entenda como as Organizações Autônomas Descentralizadas (DAO) estão modificando o cenário dos Bitcoins com inovação e eficiência
A história do Bitcoin (BTC) é cheia de enigmas. A primeira criptomoeda do mundo foi lançada há 13 anos, mas ainda ninguém sabe quem está por trás desse projeto. Embora haja suspeitas, nenhum deles conseguiu desvendar o mistério. No entanto, neste artigo você vai poder aprender um pouco mais sobre este sucesso mundial e saber sobre sua aplicação no mundo atual.
A evolução do Bitcoin
O Bitcoin é um tipo de dinheiro eletrônico ponto a ponto que pode ser transferido sem a necessidade de intermediários financeiros. Na prática, isso significa que dois indivíduos, mesmo morando em países diferentes, podem enviar BTC um para o outro sem precisar de um banco ou uma empresa de remessa internacional através, por exemplo, de telegram criptomoedas.
A blockchain, um enorme banco de dados que registra todas as transações dos usuários, serve para confirmar as transações. Essa tecnologia, que surgiu com o Bitcoin, faz com que os participantes sejam auditores da rede.
Surgimento e especificidades do Bitcoin
O surgimento do bitcoin se deu em 31 de outubro de 2008. O criador da criptomoeda, que se esconde sob o pseudônimo de Satoshi Nakamoto, enviou um e-mail para uma lista de pessoas interessadas em criptografia naquele dia. Ele afirmou no corpo da correspondência que estava envolvido “em um novo sistema de dinheiro eletrônico totalmente peer-to-peer, sem terceiros confiáveis”. Além disso, o manual de Nakamoto afirma que o BTC tem oferta finita.
No total, é escasso minerar (criar) apenas 21 milhões de unidades até 2140. Até o final de outubro de 2021, 18,8 milhões de Bitcoin já haviam sido emitidos, segundo o agregador Coingecko. A principal distinção entre Moedas Digitais de Banco Central (CBDC, na sigla em inglês) e Bitcoin e outras criptomoedas é como elas são emitidas e distribuídas. As altcoins (que significa qualquer criptomoeda diferente do Bitcoin) e o BTC são descentralizadas. Portanto, nenhum governo ou nação tem controle sobre isso.Ou seja, os participantes do projeto e os usuários determinam as regras.
As criptomoedas em geral
As criptomoedas de nível um são as blockchains com redes próprias que funcionam separadas das outras blockchains, como Ethereum, Bitcoin e Cardano. Pode entendê-las como uma infraestrutura que permite o desenvolvimento de novas aplicações.
Token
Embora existam vários tipos de tokens que podem ser usados para vários propósitos, como segurança e pagamentos, o mais comum é que funcionem em blockchains primárias, ou já existentes. A Ethereum, foi responsável por popularizar a criação de tokens ainda mais, permitindo que pessoas sem habilidades de programação avançadas criassem rapidamente sua própria criptomoeda.
Coins consistentes
São criptomoedas que mantêm o seu valor em comparação com divisas tradicionais ou outras criptomoedas. Os coins conscientes foram criados para lidar com a volatilidade extrema das criptomoedas, cujo valor pode mudar de forma abrupta em um curto período de tempo. O que pode desencorajar o uso de criptomoedas para transações devido ao risco associado a essas mudanças.
Aplicativos
Em relação aos aplicativos, os programadores estão descobrindo muito mais sua utilidade para as criptomoedas do que a ideia original que seria a moeda alternativa.
NFT
O NFT é uma marca ou token colocada em um ficheiro informático e registada permanentemente na blockchain, tornando-o “único”, como um tipo de certificado digital que garante que os bens digitais são exclusivos. Não podendo haver nenhum registo na blockchain, mesmo que seja feita uma cópia do ficheiro.
O NFT é uma ferramenta muito promissora para os criadores de conteúdo digital, pois permite que eles monetizem os seus trabalhos com muito controle sobre o processo. Podem, por exemplo, dar ao criador um percentual das vendas futuras ou criar novos NFT´s para aqueles que já possuem um original.
O que significa DAO?
As Organizações Autónomas Descentralizadas, também conhecidas como DAO, são comunidades que se unem usando blockchain para atingir um objetivo comum. Ao obter tokens dessa DAO, os membros podem fazer ou votar em propostas de outros para que a DAO funcione. Semelhantes às ações, os integrantes concedem direitos de voto aos proprietários e seu valor representa o da organização. No entanto, o motivo pelo qual os detentores participam diretamente das DAO, é muito mais democrático.
As DAO permitem que desconhecidos, que podem estar em qualquer lugar do mundo, trabalhem juntos sem depender de uma terceira parte ou confiarem em si mesmos. O código informático do smart contract da DAO, acessível a todos e inalterável pelo criador, rege a comunidade. Por exemplo, nenhum membro da organização pode gastar recursos sem a aprovação do grupo. Existem muitas possibilidades. Os coletivos podem comprar e vender arte digital, criar um fundo com o dinheiro dos seus membros (crowdsourcing), ou usar uma DAO para o benefício de uma instituição de caridade. Tudo isso é feito sem os obstáculos comuns.