Para o renomado empresário Haroldo Dalazoana Afonso Durães, uma das maiores dificuldades de todo homem de negócios está em otimizar sua rotina e conseguir lidar com as demandas diárias sem prejudicar outros aspectos de sua vida pessoal, como o tempo em família, cuidados com a saúde, estudos e muito mais. Afinal, deve haver um equilíbrio entre todas essas coisas para alcançar mais qualidade de vida.
Quando esse equilíbrio não existe, o principal setor a ser afetado é exatamente o profissional. Já que com a correria do dia a dia e estresse por uma rotina atribulada irão afetar o desempenho nas funções e causar insatisfação nos clientes, colaboradores e até mesmo nos fornecedores parceiros da empresa. O que, consequentemente, acumula mais estresse ao empresário. Continue lendo esse artigo para descobrir mais sobre gestão de tempo!
Gestão de tempo
Gestão de tempo é um tema muito frequente no mundo empresarial, sendo até mesmo uma habilidade muito bem vista por recrutadores em processos seletivos. Afinal, nada melhor que um profissional que sabe lidar com as tarefas que lhe foram atribuídas da melhor maneira. No entanto, muitos empresários não conseguem realizar isso de maneira efetiva e acabam não organizando suas tarefas de maneira produtiva.
Importância da gestão de tempo
De acordo com o empresário Haroldo Dalazoana Afonso Durães, essa habilidade de gestão de tempo é extremamente importante para que os empresários possam administrar de maneira adequada todos os aspectos de sua vida profissional e pessoal. Com o objetivo de não deixar nada para trás e realizar tudo o que é necessário dentro do prazo e de acordo com a prioridade.
Passo a passo para gerir melhor o seu tempo
Se você é um desses empresários com dificuldades em desenvolver uma rotina baseada em uma boa gestão de tempo, aqui você irá encontrar algumas dicas para gerir melhor suas atividades diárias. Segundo o renomado empresário Haroldo Dalazoana Afonso Durães, a melhor ferramenta para fazer isso é uma agenda. Na agenda é possível organizar cada uma das funções a serem desempenhadas no dia, semana e mês certos.
Além disso, um calendário e relógio são ferramentas igualmente fundamentais. Afinal, com elas é possível controlar melhor o tempo gasto em cada tarefa e visualizar os eventos futuros. Após agendar tudo aquilo que precisa, sempre estabeleça as suas prioridades e estabeleça um tempo para realizar cada tarefa. Além disso, é interessante contar com aplicativos de produtividade, como o Forest ou Trello, por exemplo.
Tempo de qualidade
Por fim, Haroldo Dalazoana Afonso Durães comenta que, além de encontrar um equilíbrio entre as tarefas no trabalho, é muito importante levar em consideração o tempo que você tem para fazer uma atividade de qualidade. Ou seja, tente sempre priorizar um momento da semana para estar com a família, amigos, fazendo atividades que fazem bem para o desenvolvimento pessoal.