Você sabia que, apesar das campanhas de conscientização e ações contra o preconceito, ele ainda é muito comum no mercado de trabalho? Para Darlan Amaral Pereira, renomado empresário, isso acontece porque a sociedade ainda é muito preconceituosa também, nos faltando entender que somos todos iguais e capazes de desempenhar qualquer tarefa, desde que bem ensinadas e entendidas.
No entanto, é necessário ter em mente que essa mentalidade não muda da noite para o dia, portanto, todo empresário deve procurar meios para incluir e promover o respeito no ambiente de trabalho. Sendo assim, se esse assunto te interessa e você deseja lutar contra o preconceito na prática, confira esta leitura até o final!
- Apoio à diversidade
Em primeiro lugar, é necessário apoiar a diversidade. Para isso, Darlan Amaral Pereira acredita que é importante querer contratar um time diverso, sem olhar à raça, gênero, orientação sexual, etnia ou condição física. Isso porque, essas características não ditam competência profissional ou caráter pessoal.
- Vagas afirmativas em processos seletivos
Mais do que querer ter um time diverso, é importante também partir para ações! A primeira delas é abrir vagas afirmativas nos processos seletivos de qualquer área em sua empresa. Assim, com vagas direcionadas e que filtram candidatos, será possível avaliar currículos excelentes, mas que pertencem a pessoas fora do “padrão” e, por consequência, marginalizadas de alguma forma.
- Promova debates e palestras para sua equipe
Além disso, Darlan Amaral Pereira considera que também é importante promover debates e palestras sobre os problemas do preconceito no ambiente de trabalho. Afinal, mais importante que ser um empresário consciente e “mente aberta”, é ter uma empresa em que todos se respeitam. Muito legal, você não acha?
- Posicione-se quando necessário
É claro que não adianta seguir todas as dicas mencionadas acima se, diante de uma situação preconceituosa, você não se posicionar. Afinal, se em sua empresa todos devem ser respeitados, é incoerente que os colaboradores que descumpram isso não sejam punidos de alguma forma. Portanto, não seja passivo diante do preconceito e defenda quem é diferente!
Por fim, mas não menos importante, implementar uma política de prevenção e um canal de escuta, bem como dar feedbacks constantes à equipe, são outras formas de promover a diversidade na prática. Assim, afinal, foi como Darlan Amaral Pereira DL Variedades alcançou o sucesso. Genial, você não acha?